terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sobre relacionamentos - texto em constante construção

Falar sobre relacionamentos é uma faca de dois gumes. Porque ao mesmo tempo que parecemos dominarmos a arte por experiência, nos sentimos impotentes em entender muitas coisas que se passam nesta esfera, já que se entendessemos não teríamos tantos problemas ao longo da vida.
Penso que - aí digo a vocês que não apenas na esfera dos relacionamentos, mas em diversas esferas da vida - tudo depende de como vemos as coisas.
Todos os problemas de relações pessoais, seja amoroso, familiar ou de amigos, advém de uma capacidade que temos em projetar mais coisas ruins sobre o próximo do que coisas boas. Trocando em miúdos: é muito mais fácil pensar que estamos sendo enganados, ludibriados, que o outro quer nosso mal, do que pensar que o outro esta agindo corretamente e com boas intenções. O ditado popular já nos encaminha para esse pensamento negativo: "de boas intenções, o inferno está cheio". Se começamos uma relação já com esse "quase lema", como seguir adiante? Em última instância, pode acontecer de projetarmos coisas boas, a pessoa não corresponder, nos decepcionarmos e projetarmos coisas terriveis a respeito da pessoa, afim de justificar as decepções muitas vezes provocadas involuntariamente.
Uma coisa é certa: em quaisquer das duas opções, destroi-se uma amizade, um amor, uma relacionamento familiar...por, por, por???? Suposições, Incompreensões, egoísmo e outras cositas más, reduzindo aquele relacionamento que voce considerava para a vida toda em algo extremamente pequeno.
Se a palvra RELACIONAR siginifica estabelecer relação ou analogia entre coisas distintas, por que quando brigamos com alguém só vemos diferenças? A resposta é simples: porque ao nos decepcionarmos com o outro, não queremos nos considerarmos analagos a pessoa, assumindo assim uma capacidade de também magoar alguém. Na verdade nesse ponto somos tão parecidos com todos, que desejamos mesmo é a distinção, desconstruindo qualquer possibilidade de analogia e por conseguinte, o relacionamento.
Não sou um exemplo de diplomacia nas relações sociais, mas sou observadora a ponto de dizer que o segredo para o bom relacionamento é quebrar todo e qualquer paradigma que construimos até hoje sobre relacionamentos. Não esquecermos que somos iguais nas atitudes, nos gestos e que, certos ou errados, somos humanos, TODOS.
Quando entendermos que somos um ser humano, vivente em um planeta de 8 bilhões de habitantes, que somos apenas mais um numero no censo demográfico, passaremos a compreender melhor a importancia e especialidade que temos nas vidas das pessoas e a importancia que damos a determinada pessoa em nossa vida, que é o olhar que sobre ela, o cuidado e tempo dedicados ao relacionamento,ou como dizia Exupery: Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário