sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Balanço

Comigo acontece sempre isso: final de ano fico mais introspectiva, pensando na vida afim de fazer um balanço anual do que foi viver o ano que se passou. De todos os anos até hoje, posso dizer que não me enganei a respeito de 2011: foi especial e digo a vocês o  por que. Ainda em 2010, fiz vários planos para 2011, aqueles básicos que todos fazem, mas imaginava que, diferentemente dos outros anos, 2011 seria o ano de cumprir todas as promessas e objetivos. Nesse ponto me enganei, já que como nos anos anteriores nunca cumpri tudo que planejei, mas não me enganei que seria um ano de grandes mudanças.
Mudança de casa, de trabalho, de país? Não, mudanças internas. Enquanto nada acontecia ao meu redor, tudo aconteceia dentro de mim, ao longo de 2011. Vou explicar:
Foi um ano de extremos intensos. Grandes tristezas, grandes alegrias, grandes erros, grandes acertos, grandes enganos, grandes descobertas, grandes sucessos e, porque não admitir, grandes fracassos.
De um modo geral, entre extremos, posso dizer que 2011 foi o ano de relações e revelações pessoais, além de ser um ano de crescimento interior.
Logicamente que o crescimento interior é moto continuo inerente a passagem dos tempos, mas esse ano foi epifanico no sentido da aprendizagem. Tudo que vivi, que não vivi e que ainda quero viver me serviu de grande lição para essa tarefa que é viver bem consigo. Alguns aprendem cedo demais, outros tarde demais e outros ainda nem aprendem. Podemos aprender com nossas experiências, com as experiências dos outros, ouvindo ou ainda nao aprendermos mesmo errando repetidas vezes. Digo que 2011 não foi um ano que encerrei minhas aprendizagens, mas que foi um ano de grandes descobertas, mudanças de atitude e de pensamento.
Vamos ao que aprendi:
Aprendi que, embora Fernando Pessoa ja havia escrito ( e eu lido muitas vezes), "sou do tamanho daquilo que sinto"...se sinto grande alegria, grande tristeza, grande frustração, assim será o tamanho do que sinto...mas posso mudar a forma de enxergar o tamanho das coisas. Se enxergar um problema de forma grandiosa, assim ele será, se enxergá-lo pequeno, tudo se torna mais fácil...Se tiver uma alegria e alimentá-la, ela se tornará imensa, se ve-la como "alegriazinha", assim será..e assim por diante.
Aprendi também que todas as pessoas que passam ou ficam em nossas vidas são especiais, cada uma ao seu modo. Até mesmo aquelas pessoas que fazemos questão de excluir de nossas vidas são especiais, pois nos passou alguma lição, mesmo que de forma desagradável.
Aprendi que devemos administrar nossa vida tal qual uma grande empresa, com quotistas, que são: família, amigos, amores e trabalho. Todos devem ter igual importância em nossa vida.
Aprendi que, se alguém faz mal a você, é porque você permite-se, o mesmo quando fazem o bem. Cabe a você estabelecer/conceder o espaço e direito a cada pessoa que passa por sua vida  o bem e o mal que cada uma pode exercer, porque nao podemos ser ingenuos a ponto de acreditar que aquela pessoa que mais admiramos e amamos nunca ira nos fazer mal porque é justamente o contrario: quem mais amamos é que tem maior capacidade/poder de nos fazer muito bem ou muito mal.
Para finalizar o rol de aprendizagens, aprendi que não importa o quão você deseja agradar as pessoas, você nunca vai conseguir agradar a todos e....quanto mais insatisfeitas pessoas distantes de você ficarem com a sua postura, mais autentico você esta sendo, porque pessoas distantes, justamente por não estarem próximas a você, terão sempre uma visão míope a seu respeito, mesmo que você tenha a melhor das atitudes e intenções. Darmos muita importância a isso pode acontecer como
Jean Paul Sartre já dizia: sua vida será um inferno pelo que os outros acham ou pensam.
O que vale nessa vida é ter certeza de sua inteireza para com a vida e as pessoas. Você não é obrigado a amar a todos, isso só Deus, mas sim, é de sua obrigação amar sua vida e trata-lá com carinho. Concentre-se mais nas suas coisas, nos seus objetivos e tenha fé, sempre. Essa com certeza foi minha maior aprendizagem esse ano: a de que não importa quão dificil ou impossível seja sua situação, tenha fé e acredite que, se não deu certo é porque não chegou o final. Keep the faith and take it easy!

2 comentários:

  1. Sábias palavras, amiga. Além de um bela prosa-poética, amei.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Su, um elogio seu é um afago na minha alma! Obrigada! bejinhos! ^^

    ResponderExcluir